Observa

Ciência, Tecnologia e Inovação na Ibero-américa

OBSERVA constitui um acesso único, aberto e personalizável às ferramentas do OVTT. Estas são desenvolvidas com tecnologia da linguajem natural e web semântica e estão especializadas em fontes de informação estratégicas para a inteligência tecnológica: ofertas e requesitos tecnológicos, patentes e resultados de investigação, feiras, eventos e congressos, normas e legislação, convocatórias e fontes de financiamento, projetos inovadores, melhores prácticas e recursos abertos para a aprendizajem, entre outros.

 ... 

Funcionamento

Aproveite o valor de OBSERVA com 3 passos: 

O que oferece

As ferramentas do OVTT são pensadas para que os investigadores, empreendedores e as empresas conheçam práticas de inteligência tecnológica, e para ajudar a detectar sinais do contexto do seu sector e oportunidades de coperação tecnológica e inovação na Ibero-américa. 

1.barra separacionregistro

ALERTAS

Selecione as preferências para monitorizar o seu sector. 

2.barra separacionInformación sectorial

INFORMAÇãO SECTORIAL

Descubra novIdades e produtos de inteligência tecnológica. 

3.barra separacionmetabuscador

META-PESQUISAROR

Pesquise sobre ciência e tecnologia na Ibero-américa.  

Dados Observa

mapa observa

7MOTORES

20.000FONTES

450.000DOCUMENTOS

Tecnologia

chip tecnologíaleer mas

OBSERVA está desenvolvido por uma equipa multidisciplinaria da Universidade de Alicante, Espanha. Combina tecnologia do Grupo de Processamento da Linguajem Natural e Sistemas de Informação (GPLSI) e a experiência de transferência de tecnologia e inovação do SGITT-OTRI.

Incorpora os últimos desenvolvimentos tecnológicos do processamento da linguajem natural, web semântica e aprendizajem automático, recuperação, extracção e classificação inteligênte de informação de ciência, tecnologia e inovação da Iberoamérica. 

Oferece resumes de textos, respeitando as fontes originais e o sistema só armazena os dados necessários para realizar pesquisas de forma eficiente e os links para aceder a essa informação.

Os resultados respondem às preferencias escolhidas pelos utentes e estas ajudam o sistema a compreender e organizar os processos para dar respuesta as necessidades de informação. O utente pode modificá-las em qualquer altura.